Informações sobre zircônia

O que é zircônia?

A zircônia (ZrSiO4) é um mineral pertencente à classe dos silicatos e foi descoberta em 1789 pelo químico alemão M.H. Klaproth.
O Bióxido de zircônia (ZrO2) é um composto do elemento zircônia existente na natureza e é utilizado há 10-15 anos em odontotécnica. É estabilizado parcialmente com ítrio e enriquecido com alumina e comporta características positivas, tais como resistência à flexão (> 1400 MPa*) e dureza (1200 HV*),e um módulo de Weibull de 15,84* (*Valores ICE Zircônia translúcido Zirkonzahn).

ONDE É UTILIZADO?

Para além de ter uma resistência elevada, a zircônia é um material bio-inerte e, portanto, é utilizado cada vez com mais frequência na medicina (prótese auricular, prótese no dedo e da anca) e na odontotécnica (pinos, restaurações a base de coroas, pontes, implantes).

A nível industrial já é utilizado há mais de 40 anos. A cor de base da zircônia é o branco que pode ser mudada, através de um procedimento de infiltração com líquidos, nas 16 cores da escala Vida e na cor rosa gengiva. Essa possibilidade, junto com as características bio-étnicas do material, permite fabricar restaurações bio-compatíveis, de alta qualidade e estéticas.

A ZIRCÔNIA SE ADAPTA BEM?
Se for realizado um processamento correto com o sistema Zirkonzahn as adaptações precisas no centésimo são standard. O fecho marginal é de 20 μm como para os trabalhos em ouro.

É POSSÍVEL INTERFERIR NAS BORDAS, ALONGANDO-AS, DEPOIS DO ENSAIO NO LUGAR?
O alongamento das bordas depois do ensaio da estrutura em termos de ombro cerâmico é possível. Todavia, seria oportuno ensaiar a estrutura modelada em resina-compósito antes da fresagem.

PORQUE AS PONTES PODEM QUEBRAR?
Quando são feitos erros fundamentais de projeto do fabrico da estrutura, pode acontecer que as pontes quebrem. Há um instrumento para o cálculo do dimensionamento para as estruturas da Zirkonzahn.

COMPARAÇÃO ESTÉTICA ENTRE ZIRCÔNIA E METAL-CERÂMICA.
As estruturas de Zircônia são translúcidas e, portanto, muito superiores do ponto de vista estético à estrutura metálica.

DURANTE QUANTO TEMPO PERMANECEM INALTERADAS AS ESTRUTURAS DE ZIRCÔNIA ESTRATIFICADAS EM RELAÇÃO ÀS ESTRUTURAS EM METAL-CERÂMICA?
Com a conformação correta da estrutura em termos de dimensão e precisão não há nenhuma desvantagem em relação à técnica para metal-cerâmica.

COM QUAIS CIMENTOS SÃO FIXADOS OS TRABALHOS EM ZIRCÔNIA?
Cimento com oxifosfato de zinco, cimentos de ionómero de vidro.

Info-lab

  • DropBox

    A DropBox é um programa instalado em seu computador que permite enviar seus arquivos desejados ao servidor. A vantagem quando Read More
  • Skype

    Skiype   Read More
  • 1